A noite de quinta-feira (9) marcou o desfecho da jornada criminosa de uma quadrilha especializada que havia se deslocado de São Paulo para agir em condomínios de luxo de Goiânia. Cinco integrantes do grupo foram presos pela Polícia Militar após uma série de tentativas de invasão e um furto bem-sucedido na capital.
Em um período de apenas dois dias, os criminosos tentaram invadir três prédios no Jardim Goiás. Imagens de segurança flagraram três deles fugindo a pé depois que a estratégia de se passar por moradores falhou; um porteiro desconfiado anunciou que acionaria a polícia.
Apesar dos revezes iniciais, o grupo conseguiu invadir um prédio no Setor Oeste na manhã de quinta-feira, de onde furtaram joias, objetos pessoais e relógios de alto valor de um dos apartamentos.
Captura Coordenada em Fuga Interestadual
Monitorados de perto, os criminosos não foram longe. Quatro dos suspeitos foram abordados e presos por militares da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) em Morrinhos, quando tentavam fugir em um veículo SUV Mitsubishi ASX com destino a São Paulo.
Em uma ação simultânea e coordenada, o quinto integrante foi capturado pela CPE de Itumbiara em Uberlândia (MG), já a bordo de um ônibus que também se dirigia à capital paulista. Mais de 100 policiais, entre militares e civis, participaram da operação que culminou na identificação e prisão de todos os envolvidos. A polícia conseguiu recuperar integralmente todo o material furtado no Setor Oeste.
A Experiência e o Perfil dos Ladrões
O Coronel Pedro Henrique Batista, comandante do policiamento da capital, ressaltou a sofisticação e o histórico do grupo, que já havia atuado em Goiânia em anos anteriores na mesma modalidade de crime. Ele destacou o perfil dos detidos e o sucesso da vigilância preventiva:
“São jovens, que se vestem bem, e tentam entrar para praticar crimes se passando por moradores, mas exatamente em decorrência de um trabalho que realizamos frequentemente com síndicos e porteiros não conseguiram sucesso em três tentativas, e logo após entrarem um dos prédios foram identificados e presos poucas horas depois, ainda em flagrante”, descreveu o coronel.
O Coronel revelou ainda que um dos presos possui um impressionante histórico de 25 anotações criminais por arrombamentos e furtos em condomínios de luxo em todo o país.
Quadrilha de Luxo; Roubo em Condomínio; Prisão em Goiânia; Polícia Militar Goiás; Crime Organizado; Setor Oeste; CPE Morrinhos; Segurança Predial.