analytics
MENU
Publicidade
Malásia anuncia aumento do salário mínimo para junho de 2027
Anúncio integra o Orçamento de 2027 e prevê exceção inicial para empresas menores.
Publicado em 09/10/2026 15:06
Noticias Internacionais

por Ricardo Melo

O governo da Malásia anunciou nesta sexta-feira (9) a intenção de elevar o salário mínimo mensal de 1.700 para 2.000 ringgit, moeda local, a partir de junho de 2027. A medida foi apresentada pelo primeiro-ministro e ministro das Finanças, Anwar Ibrahim, no discurso do Orçamento de 2027 ao Parlamento.

Segundo o anúncio, micro, pequenas e médias empresas com vendas anuais inferiores a 50 milhões de ringgit ficarão inicialmente fora da mudança, para ajustar seus negócios. O governo estima que o aumento alcance mais de 4 milhões de trabalhadores.

A proposta integra um pacote para aliviar o custo de vida. Também foi anunciado um piso inicial de 2.500 ringgit por mês para trabalhadores semiespecializados e formados no ensino superior. O texto prevê ampliar a dedução individual do imposto de renda, de 9 mil para 12 mil ringgit.

O orçamento federal apresentado soma 459,8 bilhões de ringgit, acima dos 444,1 bilhões previstos para este ano após revisão. As despesas incluem o funcionamento dos serviços públicos e investimentos, como obras de infraestrutura.

O debate parlamentar do orçamento deve começar na segunda-feira (12). O piso de 2.000 ringgit é uma previsão anunciada para 2027; não representa uma alteração imediata dos salários.

Foto: Gabinete do Primeiro-Ministro da Índia/PIB, Licença GODL-India. Arquivo de 08/02/2026; recorte editorial.

Comentários

Chat Online